Realcode

Real Code (descrição em Português)

A Rede Europa América Latina de Comunicação e Desenvolvimento (REAL_CODE) reúne agentes sociais e pesquisadores dos dois continentes para trabalhar em torno aos conceitos de comunicação e desenvolvimento.


A comunicação é um importante eixo transversal sobre o que assenta a realidade social. A comunicação pode favorecer melhoras na qualidade de vida da sociedade. A comunicação também é participação e toma de decisões. É também fundamental na construção de elementos da realidade social como a política, a economia e a cultura. Uma construção que deve ser partilhada por toda a sociedade em diálogo permanente. A comunicação é, portanto, um "bem comum", um direito do que todas as pessoas deverão desfrutar.


A noção de desenvolvimento requer duma redefinição que permita a sua aplicação ao actual contexto social mundial. Na base do conceito, assumimos a dívida com a experiência latino-americana, tanto na rica experiência social como na geração de conhecimento e de instrumentos de análise do desenvolvimento.


Além da sua aplicação ao âmbito da cooperação, o espaço social europeu, e especialmente os espaços fronteiriços atravessados por fluxos culturais e comunicativos susceptíveis de gerar dinâmicas particulares de desenvolvimento, serão também objecto de análise por parte da Rede.


Desde a REAL_CODE pretendemos recuperar a comunicação o desenvolvimento como elementos claves na elaboração duma cartografia da realidade social. Este mapa sustentara-se na cadeia de conhecimento formada por quatro elementos de análise: espaços, actores, conflitos-processos e representações. O mapa resultante fornecerá de materiais que façam viáveis novas propostas em comum para a resolução de problemas sociais e comunicativos.