Realcode

Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto

O Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP) é uma organização de investigação e cooperação multidisciplinar e multicultural formada. Reúne investigadores, docentes universitários e estudantes de instituições nacionais e internacionais.
Compreende três dimensões:
1.       Unidade de I&D, dedicada à investigação, e que abrange vários domínios científicos, sobretudo das ciências sociais e humanas, com o objectivo de desenvolver investigação científica, fundamental e aplicada, sobre África.
2. Uma sociedade científica que colabora com a Universidade do Porto na organização e leccionação de cursos em Estudos Africanos, promove o intercâmbio entre docentes de instituições africanas, europeias e brasileiras e outros eventos académicos.
3. Uma ONGD, direccionada para a elaboração e cooperação em projectos de desenvolvimento e de educação para o desenvolvimento, enquadrados em parcerias com instituições nacionais e internacionais operando em África. A dimensão dupla de investigação/ação reconhece-se como vantajosa, tanto para a primeira como para a segunda vertente.
No conjunto, o CEAUP trabalha numa dialéctica investigação/ação, procurando contribuir para a transformação social no que hoje se convencionou chamar Sul Global. A presença significativa de investigadores africanos e latino-americanos no CEAUP é para nós o garante que o nosso esforço contribui para o fortalecimento das relações sul-sul e para a construção de uma epistemologia do sul.